Qual é o papel da Realidade Aumentada na construção civil? Josué Eraldo da Silva explica

Para Josué Eraldo da Silva, expert em construção civil e gerente da construtora Jacitara, situada em Indaiatuba/SP, o mundo está passando por grandes problemas ambientais, e recursos como a Realidade Aumentada são grandes responsáveis por garantir projetos mais fáceis de visualização, evitando assim o desperdício de materiais, por exemplo.

Como as inovações tecnológicas estão a todo vapor e são essenciais para o setor de construção civil, é possível afirmar que a sociedade está sempre se transformando, e com isso, as mudanças que ocorrem na área são inegáveis e são altamente necessárias.

De acordo com o Josué Eraldo da Silva, a realidade aumentada é uma das tendências mais populares no setor de construção civil atual, onde a mudança não trata-se apenas ao projetar e modelar, mas também ao se construir.

O uso da realidade aumentada consiste no benefício de não apenas para engenheiros como também designers, arquitetos, gerentes de projetos, provedores de serviços – e toda a equipe do processo construtivo.

Não trata-se de uma apenas uma realidade virtual, mas sim de uma realidade aumentada que inclui elementos virtuais que interagem com o que já existe. Dessa forma, segundo Josué Eraldo da Silva, há a possibilidade de unir projetos arquitetônicos virtuais à realidade do canteiro de obras – aumentando a eficiência e precisão, reduzindo a ocorrência de erros e economizando tempo, dinheiro e recursos.

As etapas de uma obra são extremamente complexas e devem ser muito bem elabora das, e com isso, torna-se essencial conseguir pensar de forma clara e objetiva. Em um canteiro de obras, por exemplo, trata-se de espaços caóticos, barulhentos e sujos que necessitam serem mudados.

Mesmo que a adoção do sistema BIM reduza grande parte das incompatibilidades e surpresas desagradáveis durante o processo construtivo, é inevitável que surjam dúvidas e ocorram erros durante a obra. E, mais ainda, cada erro ou refazimento custa muito dinheiro e tempo.

O objetivo é que os aplicativos de Realidade Aumentada entreguem a capacidade de poder proporcionar uma visão mais ampla daquilo que pretende ou será construído e todas as camadas de materiais e instalações que, muitas vezes, são complexas de se entender através de desenhos. Para isso, plantas 3D e até hologramas de maquetes virtuais são utilizados para melhorar a compreensão do projeto e facilitar a execução de projetos. E, mesmo durante a construção, a possibilidade de ver através de paredes e entender o caminho das instalações facilita o processo e reduz a possibilidade de erros, ou mesmo para guiar a construção de geometrias complexas. Esse recurso consiste em um dispositivo, geralmente, um par de óculos, ou até mesmo integrado a um capacete, onde é possível ter uma visão extremamente ampla e eficiente.

É possível ainda ter um breve palpite sobre quais das áreas que mais irão se beneficiar, tendo como destaque a de inspeção e gerenciamento de obras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ultimas notícias

Desembargador do TRF1 revoga prisão domiciliar de Eduardo Cunha

O desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado em Brasília, revogou nesta quinta-feira, 6, a prisão domiciliar do ex-presidente...

Visita de Onyx a Pazuello é considerada um erro no Planalto

A notícia de que o general Eduardo Pazuello recebeu o ministro Onyx Lorenzoni nesta quinta-feira — revelada pelo Estadão dois dias depois de o...

Lewandoski rejeita suspender julgamento do governador de SC

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, rejeitou nesta quinta-feira o pedido de um deputado estadual de Santa Catarina para suspender o julgamento do impeachment...

Queiroga pisa em ovos

Do depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na CPI da Pandemia, emergiu a evidência de que ele não tem autonomia para tomar decisões...

Assessor de Bolsonaro critica STF e diz estar pronto para ‘guerra’

Praticamente inseparável de Jair Bolsonaro, o assessor especial do presidente Max Guilherme Machado de Moura fez nesta quinta-feira um ataque direto aos ministros do...