Qual é o papel da Realidade Aumentada na construção civil? Josué Eraldo da Silva explica

Para Josué Eraldo da Silva, expert em construção civil e gerente da construtora Jacitara, situada em Indaiatuba/SP, o mundo está passando por grandes problemas ambientais, e recursos como a Realidade Aumentada são grandes responsáveis por garantir projetos mais fáceis de visualização, evitando assim o desperdício de materiais, por exemplo.

Como as inovações tecnológicas estão a todo vapor e são essenciais para o setor de construção civil, é possível afirmar que a sociedade está sempre se transformando, e com isso, as mudanças que ocorrem na área são inegáveis e são altamente necessárias.

De acordo com o Josué Eraldo da Silva, a realidade aumentada é uma das tendências mais populares no setor de construção civil atual, onde a mudança não trata-se apenas ao projetar e modelar, mas também ao se construir.

O uso da realidade aumentada consiste no benefício de não apenas para engenheiros como também designers, arquitetos, gerentes de projetos, provedores de serviços – e toda a equipe do processo construtivo.

Não trata-se de uma apenas uma realidade virtual, mas sim de uma realidade aumentada que inclui elementos virtuais que interagem com o que já existe. Dessa forma, segundo Josué Eraldo da Silva, há a possibilidade de unir projetos arquitetônicos virtuais à realidade do canteiro de obras – aumentando a eficiência e precisão, reduzindo a ocorrência de erros e economizando tempo, dinheiro e recursos.

As etapas de uma obra são extremamente complexas e devem ser muito bem elabora das, e com isso, torna-se essencial conseguir pensar de forma clara e objetiva. Em um canteiro de obras, por exemplo, trata-se de espaços caóticos, barulhentos e sujos que necessitam serem mudados.

Mesmo que a adoção do sistema BIM reduza grande parte das incompatibilidades e surpresas desagradáveis durante o processo construtivo, é inevitável que surjam dúvidas e ocorram erros durante a obra. E, mais ainda, cada erro ou refazimento custa muito dinheiro e tempo.

O objetivo é que os aplicativos de Realidade Aumentada entreguem a capacidade de poder proporcionar uma visão mais ampla daquilo que pretende ou será construído e todas as camadas de materiais e instalações que, muitas vezes, são complexas de se entender através de desenhos. Para isso, plantas 3D e até hologramas de maquetes virtuais são utilizados para melhorar a compreensão do projeto e facilitar a execução de projetos. E, mesmo durante a construção, a possibilidade de ver através de paredes e entender o caminho das instalações facilita o processo e reduz a possibilidade de erros, ou mesmo para guiar a construção de geometrias complexas. Esse recurso consiste em um dispositivo, geralmente, um par de óculos, ou até mesmo integrado a um capacete, onde é possível ter uma visão extremamente ampla e eficiente.

É possível ainda ter um breve palpite sobre quais das áreas que mais irão se beneficiar, tendo como destaque a de inspeção e gerenciamento de obras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ultimas notícias

Rito processual torna improvável que Lula vire ‘ficha suja’ antes de 2022

As ações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que foram enviadas nesta segunda-feira, 8, para a Justiça Federal de Brasília teriam...

‘Vai mexer com todas as peças do tabuleiro’, diz Boulos sobre Lula

Ex-candidato a presidente pelo PSOL, o líder do movimento sem-teto Guilherme Boulos afirmou que a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal...

“Como teve lugar isso que nos aconteceu?”, pergunta Idelber Avelar

Em junho de 2013, multidões irritadas foram às ruas protestar contra um irrisório aumento no preço da passagem dos transportes públicos. Logo ficou claro...

Como ficaria a eleição presidencial com a entrada de Lula na disputa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 18% das intenções de votos e perderia apenas para o presidente Jair Bolsonaro, que tem...

Com Covid-19 em alta, nenhum estado consegue a taxa mínima de isolamento

Em meio ao avanço da pandemia da Covid-19 pelo país, todos os estados brasileiros estão longe da taxa mínima de isolamento social de 70%...