‘Doença misteriosa’ na Índia pode ter sido causada por chumbo e níquel

Um estudo preliminar de autoridades da Saúde da Índia indicou nesta terça-feira, 8, que uma doença misteriosa na cidade de Eluru, responsável por hospitalizar 505 pessoas nos últimos três dias, pode ter sido causada pela presença de chumbo e níquel no leite e na água potável.

“Mais detalhes sobre o que ocasionou a doença misteriosa serão divulgados assim que as agências centrais submeterem seus relatórios”, disse o vice-ministro da Saúde do estado de Andhra Pradesh, A K K Srinivas. “Preliminarmente, chumbo e nível são os causadores da doença”, afirmou, segundo o jornal indiano The Times of India.

Os hospitais de Eluru começaram a receber pacientes no sábado 5. No domingo, um homem de 40 anos de idade morreu após ter se recuperado dos síntomas, mas os médicos não atribuíram a causa à doença.

Os síntomas da doença são similares aos da epilepsia, com pacientes relatando dores de cabeça, náusea, vômito e convulsões seguidos pela perda momentânea da consciência. A maior parte dos infectados é de jovens entre 20 e 30 anos de idade. Algumas crianças com idades inferiores a 12 anos também foram atendidas.

Das 505 pessoas infectadas, mais de 380 já se recuperaram e cerca de 120 ainda continuam recebendo tratamento médico. Algumas pessoas foram enviadas para cidades vizinhas para atendimento médico, segundo autoridades.

O governo anunciou que um time de especialistas irá visitar os locais onde a doença teve início e fará uma vistoria em reservatórios de água e estoques de leite. Inicialmente, a primeira hipótese levantada seria contaminação por água, mas testes em poços deram negativo para qualquer problema, segundo o Times of India.

Continua após a publicidade

Ultimas notícias

Charge do Amarildo

Humor

O Brasil dança à beira do precipício

Felizmente, não deu certo. Mas Arthur Lira tentou aprovar, de roldão, a PEC da Impunidade — e chegou perto de conseguir. Mas o assunto não está...

ONU vê envolvimento de Putin em envenenamento de opositor

A Organização das Nações Unidas indicou que as provas encontradas no envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, apontam para um provável envolvimento...

“A democracia brasileira está sob ataque”, diz Fachin na OAB

O ministro Luís Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira, 1º, que “a democracia brasileira está sob ataque”. “Se vamos tratar...

Guedes e os idos de março

Na tragédia Julio Cesar, William Shakespeare descreve as intrigas, ambições e disputas de poder que cercam o general romano e o Senado em 44...