PSDB fará força-tarefa para localizar filiados aptos a votar em prévias

A Executiva Nacional do PSDB vai dar início a uma força-tarefa de busca por filiados que estejam aptos a votar nas prévias que vão escolher o candidato à presidência do partido em 2022.

Embora haja divergência no número fechado de filiados, é certo que este grupo é o mais volumoso da legenda e terá peso significativo na definição do próximo presidenciável tucano.

“É uma fantasia dizer que há 1,3 milhão de filiados, se chegar a 300 mil vai ser um feito heroico”, diz José Aníbal, coordenador da comissão de prévias do PSDB.

“Vamos tentar apurar um pouco essa lista, ver quem pode ser contatado e quem está apto a votar. Vai ser um trabalho intenso da Executiva”, afirma o ex-senador.

A comissão que decidirá o modelo de votação interna aprovou preliminarmente, nesta semana, as regras para o pleito. Serão quatro grupos, com peso de 25% cada, respeitada a proporcionalidade.

Os filiados formam o primeiro grupo e os três demais são compostos por mandatários como vereadores, prefeitos, governadores, deputados e senadores.

O texto ainda não é final e foi submetido à Executiva, que irá ouvir os pré-candidatos e apresentar o resultado na próxima semana.

Poderão ser feitos eventuais ajustes ao texto, entre eles a inclusão da proposta do diretório estadual paulista, que aumenta para 50% o peso dos filiados e favoreceria Doria.

Os outros nomes que disputam as prévias do partido para a candidatura à presidência são o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, e o senador Tasso Jereissati, do Ceará.

Ultimas notícias

O alto custo do “socialismo de direita” na Eletrobras

 No original de fevereiro existiam 3.977 palavras. No texto aprovado ontem estão 4.659 palavras.  Com 682 palavras a mais, a Câmara e o Senado conseguiram...

Frase do dia

“Quando você vê um prato da classe média europeia, que já enfrentou duas guerras mundiais, são pratos relativamente pequenos. E os nossos aqui nós...

Voto impresso é “jaguatirica com cobra d’água”

“A mistura, a compatibilização do sistema de urna eletrônica que temos com o sistema de impressão de voto, poderia ser uma cruza de jaguatirica...

Grupo de senadores planeja esvaziar depoimentos de médicos pró-cloroquina

Os senadores da CPI da Pandemia que se posicionam contra o presidente Jair Bolsonaro, integrantes do grupo conhecido como G7, se articulam há alguns...

O conselheiro: por que Bolsonaro dá trânsito livre a Malafaia no Planalto

Em meio a uma rodada de insultos durante a CPI da Covid-19 no Senado, veio à baila o nome do pastor carioca Silas Malafaia,...