O Centro do Poder Notícias
pesquisa
  • Home
  • Noticias
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Sobre Nós
Reading: Crescimento Econômico do Brasil Não Dissipa Incertezas Fiscais, Afirma Fitch
Share
Font ResizerAa
O Centro do Poder NotíciasO Centro do Poder Notícias
  • Home
  • Noticias
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Noticias
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Sobre Nós
Siga
O Centro do Poder Notícias > Blog > Economia > Crescimento Econômico do Brasil Não Dissipa Incertezas Fiscais, Afirma Fitch
Economia

Crescimento Econômico do Brasil Não Dissipa Incertezas Fiscais, Afirma Fitch

By James Smith 27 de setembro de 2024 3 Min Read
Share

A agência de classificação de risco Fitch Ratings divulgou um relatório nesta quinta-feira, 26 de setembro, destacando que, apesar do forte crescimento econômico do Brasil, as incertezas fiscais permanecem significativas. A Fitch alertou que a política fiscal do país não está acompanhando o desempenho econômico, o que pode trazer desafios crescentes para o governo federal no próximo ano.

O relatório da Fitch sublinhou que o desempenho fiscal do Brasil tem sido mais fraco do que o esperado, em comparação com as projeções orçamentárias iniciais para 2024. A agência destacou um descompasso entre a política fiscal e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o que pode impactar negativamente a classificação de risco do país, atualmente em “BB”.

A Fitch apontou que as tentativas do governo de aumentar as receitas, como o uso de dividendos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de dinheiro esquecido em bancos, são instáveis. Essas medidas são vistas como transitórias ou com benefícios incertos, não oferecendo melhorias fiscais estruturais.

No lado das despesas, a agência destacou o crescimento dos gastos previdenciários acima do previsto, o que levou a cortes nas despesas discricionárias. Esse cenário representa um dos principais desafios para o cumprimento das metas fiscais nos próximos anos, segundo a Fitch.

A projeção da Fitch é que a relação dívida/PIB do Brasil aumente de 74,4% em 2023 para 77,8% em 2024, e 83,9% até 2026. Esses números estão acima do esperado anteriormente e distanciam o Brasil da mediana da categoria “BB”, que é de 55%.

A divulgação do relatório da Fitch teve impacto imediato no mercado financeiro, com a curva de juros voltando a subir. As taxas longas aumentaram cerca de 10 pontos, refletindo a preocupação com a incerteza fiscal, enquanto a ponta curta seguiu o comportamento das Treasuries e as projeções do Banco Central.

Especialistas do mercado, como Luciano Rostagno da EPS Investimentos e Caio Tonet da W1 Capital, expressaram preocupações sobre a credibilidade fiscal do Brasil. Eles destacaram que a falta de sinais de mudança na política fiscal do governo contribui para o aumento do prêmio de risco.

O BTG Pactual também observou que o diferencial de juros de longo prazo entre Brasil e Estados Unidos está sendo impulsionado por preocupações fiscais. A incerteza sobre o cumprimento das regras fiscais para 2025 aumentou, especialmente devido à dependência de fontes de receitas incertas no orçamento enviado ao Congresso.

TAGGED:Romulo dos SantosRomulo GonçalvesRomulo Gonçalves dos Santos
Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão pública inovadora fortalece o desenvolvimento dos jovens em Jundiaí
Política
Transformando Vidas no Campo de Itaquiraí com Acesso à Água Potável e Políticas Públicas Inclusivas
Noticias
Como a Rejeição da Imprensa dos EUA à Nova Política do Pentágono Remodela a Relação com a Mídia
Mundo
Instituto Mato-briense destaca-se no cenário nacional com projeções da política fiscal
Economia
Integração entre Políticas de Habitação e Saúde no Brasil: Caminhos para um Futuro Mais Justo
Brasil
Gustavo Morceli explica por que a escola precisa ensinar os alunos a pensar em sistemas, e não apenas em conteúdos isolados.
Compreendendo como a escola pode ensinar a pensar em sistemas e não apenas em conteúdos
Noticias
O controle de perdas é decisivo para o futuro dos recursos hídricos e para a eficiência dos sistemas, destaca a EBS – Empresa Brasileira de Saneamento LTDA.
Controle de perdas: por que essa estratégia é decisiva para o futuro dos recursos hídricos
Noticias
Disciplina que vira resultado começa com a construção de hábitos de estudo consistentes e sustentáveis, destaca Kelsem Ricardo Rios Lima.
Disciplina que vira resultado: como criar hábitos de estudo que realmente duram
Noticias

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Haddad e o Plano Econômico: Como a Implementação Pode Transformar a Economia Brasileira

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem sido uma das principais figuras no governo atual e tem apresentado um plano…

Economia
8 de janeiro de 2025

Como o Bolsa-Família deixou de ser exemplo de boa política pública

A trajetória das políticas sociais no Brasil revela um cenário complexo, marcado por avanços significativos e desafios inesperados. Programas que…

Economia
18 de agosto de 2025

Governo apresenta cursos técnicos aliados à economia verde em painel na COP30

O governo estadual apresentou uma iniciativa inovadora ao integrar cursos técnicos da rede pública à economia verde durante um painel…

Economia
17 de novembro de 2025

Como a Política Industrial é Capaz de Mudar a Economia do Brasil

A política industrial é um dos pilares fundamentais para a transformação econômica de qualquer país, e no Brasil, ela desempenha…

Economia
12 de novembro de 2024
Instituto Mato-briense destaca-se no cenário nacional com projeções da política fiscal
12 de janeiro de 2026
Transformando Vidas no Campo de Itaquiraí com Acesso à Água Potável e Políticas Públicas Inclusivas
12 de janeiro de 2026

Mergulhe no universo das notícias com O Centro do Poder. Aqui você encontra análises aprofundadas sobre política, economia, as últimas tendências em tecnologia e muito mais. Seja bem-vindo ao seu novo feed de notícias!

© 2025 O Centro do Poder – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Siga
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?