Se você está querendo ser um programador de excelência de forma rápida e prática, nós temos a solução. Para o expert em tecnologia, Raphael Gerk Viana, há diversas formas de aprender a linguagem computacional hoje em dia, e ainda que muitos prefiram ficar anos e anos estudando para isso, já é possível se dedicar de maneira mais individual através da internet.
É claro que nada dispensa os estudos em uma universidade, por exemplo, mas para quem entende dessa área da tecnologia da informação, reconhece a importância de estar em constante desenvolvimento, treinando sozinho e colocando em prática todo o aprendizado. Por isso, o empresário Raphael Gerk Viana decidiu compartilhar algumas dicas para facilitar o seu processo de conhecimento. Confira!
Estude apenas uma linguagem
A primeira dica é que você estude apenas uma linguagem de programação, isso pelo menos no início, pois não é tão simples quanto parece. Conforme comenta o empresário Raphael Gerk Viana, existem diversas linguagens, nas quais as principais são: CSS, Java, JavaScript, Python, PHP. E em cada uma delas, há diferentes algoritmos.
Agora imagine tentar se dedicar em mais de uma delas por vez? Isso é possível, é claro! Mas você com certeza não estaria com o total foco, e sabemos que o seu objetivo aqui é se tornar um programador excelente, de forma que você consiga responder variados problemas que surgirem pelo caminho, mas para isso, a dedicação do tempo é imprescindível. E lembre-se de que a pressa é inimiga da perfeição.
Estude constantemente
A dica de estudar constantemente parece um pouco clichê, não é mesmo? mas é a mais pura verdade. Conforme explica o expert em tecnologia, Raphael Gerk Viana, diferente da maioria das outras áreas, nas quais as pessoas precisam se dedicar a entender a maior parte da teoria, a área programação costuma ir muito além desse sentido, já que a ação é o resumo de tudo o que o programador precisa fazer para obter êxito.
Portanto, enquanto estiver aprendendo uma linguagem de programação, não exite em testar os diversos algoritmos e suas combinações, a fim de desenvolver os melhores softwares. Além disso, lembre-se de escolher o que mais interessa a você, e tente, pelo menos uma vez ao dia, avaliar os seus novos conhecimentos.
Não desista no meio do caminho
Por fim, isso pode soar um pouco estranho, mas a verdade é que muitas pessoas acabam desistindo dos estudos no meio do caminho pelo simples fato de não se acharem bons o suficiente, ou até mesmo por pensarem que isso não vale a pena. Mas conforme comenta o empresário Raphael Gerk Viana, a área da tecnologia da informação é a que mais cresce atualmente. Sendo assim, com um bom esforço a longo prazo, o desenvolvedor entenderá que isso com certeza valeu a pena.