O mundo das finanças, além de ser muito interessante, oferece diversas oportunidades empregatícias. Para Amauri Jacintho Baragatti, que além de ser advogado, também se interessa por essa área de exatas, existem ótimas estratégias para começar a investir em conhecimento sobre o mercado financeiro e em métodos para ingressar na área. Mas como isso seria possível?
Ora, é exatamente isso que veremos no decorrer desse artigo: como aumentar o seu repertório sobre o mundo da economia de maneira simplificada, e ingressar na carreira financeira. Logo, se você está interessado em fazer parte do mundo das finanças, convidamos você, caro leitor, a acompanhar esse texto até o final e anotar a maior quantidade de dicas possíveis. Vamos lá?
Comece a aprender sobre finanças
De início, antes de começar a trabalhar no setor financeiro, é importante que você tenha um conhecimento básico sobre o tema, e você pode fazer isso lendo livros, artigos e blogs sobre finanças. Também existem cursos online e presenciais que podem ajudá-lo a entender melhor o assunto, e Amauri Jacintho Baragatti explica que considerar fazer uma graduação em finanças pode ser uma boa ideia — e o melhor de tudo é que existem várias universidades que oferecem cursos na área, o que pode ajudá-lo a adquirir uma base sólida de conhecimento.
Faça um estágio em finanças
Depois, uma maneira de obter experiência no setor financeiro é fazendo um estágio em uma empresa de finanças. Dessa forma, você pode aprender com profissionais experientes e ganhar uma visão prática do que é trabalhar nessa área. Você também pode considerar ter uma certificação em finanças que pode ajudá-lo a se destacar no mercado de trabalho. Por exemplo, a certificação CFA (Chartered Financial Analyst) é muito valorizada por empresas de investimento. Considere investir em uma certificação que seja relevante para a área em que você deseja trabalhar.
Participe de grupos de discussão sobre finanças
Há vários grupos de discussão online e presenciais dedicados a discutir temas relacionados às finanças. Participar desses grupos pode ajudá-lo a conhecer pessoas que trabalham na área e a trocar informações com elas. Além disso, conforme comenta Amauri Jacintho Baragatti, o networking é fundamental em qualquer área profissional, e no setor financeiro não é diferente, logo, procure por eventos e conferências que reúnam profissionais financeiros e participe deles — essas oportunidades podem ser úteis para conhecer pessoas e fazer contatos importantes.
Leia notícias financeiras
Por fim, para se manter atualizado sobre o setor financeiro, é importante ler notícias financeiras regularmente. Isso pode ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo no mercado e a desenvolver uma visão crítica sobre o assunto. Você pode escolher entre os principais canais informativos e páginas sobre o tema, como por exemplo:
- Exame;
- Infomoney;
- Empiricus;
- Eleven.
Resumidamente, ingressar no ramo das finanças requer um compromisso com o aprendizado constante e o desenvolvimento de habilidades relevantes, por isso, aproveite as oportunidades disponíveis para obter experiência, conhecer pessoas e se manter atualizado sobre o setor financeiro. Amauri Jacintho Baragatti pontua que com esforço e dedicação, é possível se tornar um profissional bem-sucedido nessa área.