O Centro do Poder Notícias
pesquisa
  • Home
  • Noticias
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Sobre Nós
Reading: Paraná divulga Política de Ciência e Tecnologia com validade até 2030
Share
Font ResizerAa
O Centro do Poder NotíciasO Centro do Poder Notícias
  • Home
  • Noticias
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Noticias
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Sobre Nós
Siga
O Centro do Poder Notícias > Blog > Política > Paraná divulga Política de Ciência e Tecnologia com validade até 2030
Política

Paraná divulga Política de Ciência e Tecnologia com validade até 2030

By James Smith 16 de julho de 2024 7 Min Read
Share

O Paraná tem uma nova Política Estadual de Ciência e Tecnologia (Pecti). O documento foi aprovado, por unanimidade entre os onze conselheiros, durante a 31ª reunião ordinária do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia. Ela apresenta as diretrizes para os recursos públicos estaduais que serão aplicados em projetos e programas para atender as demandas da sociedade.

O documento foi elaborado pelas secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), e contou com a participação da população por meio de uma consulta pública, que obteve 415 registros. Foram 245 representantes de institutos de ciência e tecnologia, 87 de órgãos estaduais, 51 de empresas e 32 da sociedade.

O texto está organizado em oito capítulos que contemplam 12 eixos estratégicos: Pesquisa científica e tecnológica; Expansão e consolidação do Sistema Paranaense de CT&I; Formação do capital humano; Infraestrutura e cooperação; Fomento à difusão de CT&I; Internacionalização da CT&I; Integração entre o setor produtivo acadêmico e o setor produtivo empresarial; Inovação e empreendedorismo; Apoio à inovação nas empresas; Modernização e Transformação Digital do Estado; Nacionalização e internacionalização dos negócios inovadores; e Fomento à cultura de inovação.

A Pecti também apresenta 13 desafios. que envolvem levar a cultura do empreendedorismo para todos os níveis de ensino no Estado, utilizando a popularização da ciência; construir, equipar e manter centros de excelência públicos em ciência, tecnologia e inovação; popularizar a ciência, com fortalecimento dos espaços de divulgação científica, como centros e museus de ciência, planetários e herbários; e integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas políticas estaduais e nos investimentos públicos em CT&I.

“Construímos uma política com várias mãos a partir de um texto base que foi discutido na reunião do Conselho do ano passado. Depois de uma consulta pública, que envolveu muitas participações, foi elaborado o texto final, que é um guia para o futuro do Paraná”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona. Segundo ele, a afirmação das novas diretrizes passa pelo fortalecimento das sete universidades estaduais e dos programas de incentivo à ciência e a expansão do relacionamento da academia com a sociedade.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, disse que os desafios elencados a partir da nova Pecti já são parte do dia a dia da pasta e da construção de políticas transversais. “Temos 13 desafios que envolvem as ações de governo e que vão direcionar as nossas ações para os próximos anos. Estamos alinhados para desenvolver o Paraná seguindo o que os paranaenses escolheram como pontos de importância para os investimentos nas áreas de inovação, ciência e tecnologia”, afirmou.

EIXOS – O plano foi estruturado a partir de cinco grandes temas (Agricultura e Agronegócios; Biotecnologia e Saúde; Cidades Inteligentes; Energias Sustentáveis; e Sociedade, Educação e Economia), todos de alguma maneira conectados a grandes potencialidades do Paraná, atravessados por duas grandes razões: Transformação Digital e Desenvolvimento Sustentável.

A partir desse escopo foram elencados os 12 eixos estratégicos. Na prática, eles envolvem, por exemplo, conceder subvenção financeira aos projetos de PD&I; alinhar as políticas públicas de educação com as áreas estratégicas e os desafios estaduais e nacionais de CT&I; investir em espaços públicos inteligentes, coworkings, laboratórios de pesquisa, centros tecnológicos, redes wi-fi públicas de alta performance; ampliar as oportunidades de inclusão social das parcelas mais vulneráveis da população; incentivar a mobilidade de pesquisadores; e aumentar a capacidade do Estado e das prefeituras para a oferta digital de serviços públicos.

Para a implementação efetiva da Pecti, as secretarias de Estado deverão definir hipóteses de solução e caminhos para alcançar os objetivos até 2030, observados os desafios prioritários e a disponibilidade de recursos para ação. O documento lista indicadores, métricas e orientações gerais para a implementação das iniciativas. O Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia será responsável pela avaliação dos programas.

CT&I PARANAENSE – A Pecti é um novo desdobramento das conquistas recentes do sistema de ciência. Elas passam também pelos programas Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação (Ageuni), Paraná Empreende (PEM), Escritórios de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projeteks), Residência Técnica (Restec) e Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), além das chamadas públicas para PD&I. O Estado também criou 18 parques tecnológicos e implementou Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napis) e a Lei Geral das Universidades.

O novo documento é a principal fonte para o desafio da CT&I Paranaense de ampliar o modelo de investimentos públicos e privados. De acordo com a Pecti, a economia estadual será mais produtiva à medida que conseguir integrar o conhecimento ao sistema de produção e assimilar a transformação digital aos processos.

PRESENÇAS – Participaram da aprovação os secretários do Planejamento, Guto Silva, e da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o procurador-geral do Estado, Luciano Borges; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho; o diretor de Operações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), Cesar Reinaldo Rissete; o presidente do Grupo Viasoft, Itamir Viola; o gerente de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr; a diretora de Governança Socioambiental da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Fabiana Cristina de Campos Romanelli; o representante da comunidade trabalhadora, Zenir Teixeira de Almeida; o representante das universidades estaduais, professor Giovani Marino Fávero, da UEPG; o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza; o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado; e o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.

Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Altevir Seidel apresenta um guia prático para autônomos e empreendedores que desejam simplificar sua vida financeira e conquistar estabilidade.
Descomplique sua vida financeira: O guia essencial para autônomos e empreendedores 
Noticias
Arqdigital LTDA apresenta soluções de BPO que otimizam processos e fortalecem a integração entre DETRANs e bancos.
Como o BPO especializado está transformando a relação entre DETRANs e instituições financeiras
Noticias
Rodrigo Gonçalves Pimentel explica como a recuperação judicial atua como um mecanismo essencial para preservar empregos, negócios e a estabilidade econômica.
Recuperação judicial: Entenda como esse instrumento jurídico protege a economia
Noticias
David do Prado analisa como a tecnologia e a consciência ambiental estão moldando o futuro do mercado automotivo.
Tendências do mercado automotivo em 2025: Sustentabilidade, conectividade e novos perfis de consumidores
Noticias
Daniella Jadão Meneses mostra como o acesso à cidadania transforma lazer e educação em verdadeiras portas de oportunidade para a juventude.
Juventude com acesso à cidadania: lazer e educação que viram oportunidades reais
Noticias
Joel Alves revela como as fases da lua e as marés influenciam o comportamento dos peixes.
O segredo dos pescadores: Pesque de acordo com a lua e as marés
Noticias
Fabio Jose Gentil Pereira Rosa apresenta como o sensoriamento remoto aumenta a precisão e a produtividade no campo.
Satélites e drones no campo: Saiba mais sobre o potencial do sensoriamento remoto na agricultura
Noticias
Cristiane Ruon dos Santos ensina como harmonizar moda contemporânea com peças clássicas para criar looks elegantes e atemporais.
Como combinar moda contemporânea com peças clássicas
Noticias

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais deste ano

Prevista para entrar em vigor em maio, nova regra foi tomada devido à resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre…

Política
11 de junho de 2024

Governo reduz de 2% para zero Imposto de Importação de autopeças sem fabricação nacional

O ambiente econômico brasileiro passa por um movimento estratégico com a recente decisão que afeta diretamente a cadeia produtiva da…

Política
28 de julho de 2025

Fraude do INSS: governo não sabe de onde tirar recursos para ressarcir aposentados

A crise financeira que atinge o INSS tem se tornado uma das maiores preocupações do governo, especialmente quando se trata…

Política
30 de abril de 2025

Senado Retoma Discussão de PEC para Alívio das Dívidas Municipais

O plenário do Senado retomou suas atividades nesta terça-feira (6) com a quinta e última sessão de discussão da Proposta…

Política
6 de agosto de 2024
Arqdigital LTDA apresenta soluções de BPO que otimizam processos e fortalecem a integração entre DETRANs e bancos.
Como o BPO especializado está transformando a relação entre DETRANs e instituições financeiras
4 de novembro de 2025
Altevir Seidel apresenta um guia prático para autônomos e empreendedores que desejam simplificar sua vida financeira e conquistar estabilidade.
Descomplique sua vida financeira: O guia essencial para autônomos e empreendedores 
5 de novembro de 2025

Mergulhe no universo das notícias com O Centro do Poder. Aqui você encontra análises aprofundadas sobre política, economia, as últimas tendências em tecnologia e muito mais. Seja bem-vindo ao seu novo feed de notícias!

© 2025 O Centro do Poder – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Siga
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?